Ruffino Tenuta Greppone Mazzi Brunello di Montalcino 2006

91. Usando as palavras do amigo quem trouxe a garrafa para o jantar: “Brunello safado!”. Um pouco longe da opulência dos irmãos, mas ainda assim um Brunello. O prazer já começa no visual: um granada já despontando para o alaranjado. No nariz não mostra muitos aromas marcantes, mas percebe-se a cereja e framboesa. Na boca é muito bem equilibrado, suave e macio, mas sem a sofisticação e potência percebida em outros rótulos.

País / Região: Itália / Brunello di Montalcino DOCG

Castas: Sangiovese Grosso, chamada de Brunello na região de Montalcino

Graduação Alcoólica: 14,5°

Elaboração: apenas as melhores uvas foram colhidas à mão em meados de outubro, através de diversas passagens pelo vinhedo para que os cachos fossem colhidos no estágio perfeito de maturação. A safra de 2006 foi considerada clássica para os padrões da Toscana, produzindo uvas completamente maduras e saudáveis, atingindo a produtividade de 6 toneladas por hectare. A fermentação alcoólica ocorreu durante duas semanas em tanques de aço inox à temperatura controlada de 28-30°C, seguida de maceração das cascas por 10 dias. Após fermentação malolática, o vinho amadureceu em cascos de carvalho de 30-60 hectolitro por 36 meses. Em seguida, o vinho permaneceu em tanques de aço inox por mais 6 meses, foi engarrafado e envelheceu em garrafa por um mínimo de 12 meses antes de ser lançado ao mercado.

Harmonização: queijo Pecorino e Taleggio, costeleta de cordeiro, peito de pato com cogumelos Portobello, massa ao ragu de javali.

Outras avaliações: 91 Pontos, safra 2008 – The Wine Advocate, 93 Pontos, safra 2007 – James Suckling, 93 Pontos, safra 2006 – Wine Spectator.

 

Mais detalhes

  • http://www.ruffino.com/us/OurWines/EstateWines/GrepponeMazzi/index.htm?countryselect=Brazil%7C18&month=5&day=27&year=1980
  • http://www.ruffino.com/cs/groups/public/documents/webcontent/ecm2149887.pdf