Miolo Gamay Summertime 2016

89 pontos. Um “beaujolais nouveau” brasileiro. Feito da mesma uva do festivo francês, também produzido por maceração carbônica, também com rótulo descontraído. Aromas não tão florais como o primo francês, mas percebe-se a violeta, acompanhada de groselha e frutas do bosque em geral. Bem equilibrado e jovial, mas pouco fresco, merecendo maior acidez. Taninos geram certo volume e leve amargor, se mostrando levemente verdes. Leve, mas ainda assim esperava menos corpo. Estrutura comparável a um Pinot Noir americano.

País / Região: Brasil / Campanha Gaúcha

Castas: Gamay

Graduação Alcoólica: 11,5°

Elaboração: enchimento do tanque de aço inoxidável com cachos inteiros e por gravidade; saturação do tanque com neve carbónica; a “primeira fermentação” em maceração carbônica dura 5 a 7 dias; prensagem em prensa pneumática das uvas inteiras após o termino da maceração carbônica; o vinho flor e o vinho prensa fazem juntos a “segunda fermentação” a uma temperatura controlada de 18 a 20°C, em tanque de aço inoxidável; fermentação malolática espontânea; filtração e estabilização tartárica a frio; precoce engarrafamento em meados de Março.

Harmonização: ideal como aperitivo. Este vinho tinto, devido à sua baixa concentração tânica, pode acompanhar, saladas, sopas, peixes, massas de molhos brandos, pizzas, carnes brancas e queijos de massa mole e semidura, com destaque para o emmenthal.

Temperatura de serviço: entre 10 e 12°C.

Preço: R$36,90 em Loja Miolo (pesquisa realizada em 10/06/16).

 

Mais detalhes

  • http://www.miolo.com.br/noticias/graffiti-do-artista-speto-assina-rotulo-do-miolo-gamay-summertime-2016/
  • http://loja.miolo.com.br/produto/vinho-miolo-gamay-safra-2016-750ml-69371